quarta-feira, 29 de julho de 2015

Deficiente auditivo ou surdo?

Muita gente pensa que chamar alguém de surdo é ofensa.  Isso é quase igual pensar que chamar alguém de negro é ofensa e aí o pessoal fala "aquela menina escurinha" ou "moreninha". Não! Ser o que se é não é ofensa.
Outras pessoas acham que é politicamente correto chamar de deficiente auditivo, não de surdo. Mas vamos a surpresa: Deficiente auditivo é uma coisa, surdo é outra coisa.

Sim, galerinha... mas a diferença é simples e fácil de notar.

O deficiente auditivo é uma pessoa com perda auditiva de leve a profunda, tanto faz o quanto ele escuta, mas ele não se vê como pertencente da comunidade surda.  Ele não tem a identidade surda.  O mais marcante é o uso da língua portuguesa para a comunicação.
O surdo pode até ser oralizado, mas se ele tiver identidade surda, muitas vezes optando por comunicar-se em sinais, ele é surdo.

Mas aí entra uma questão... identidade e cultura surda.  O que seria isso?   Não é só o uso da língua de sinais, envolve mais que isso.
Essa será minha matéria de estudo, não sei se farei o próximo post sobre isso pois é assunto muito abrangente, e acho que precisarei de tempo.

Para me ajudar, vou estudar o site que coloquei ao lado na minha lista de blogs sobre cultura surda.

Ah, quase ia me esquecendo... NUNCA chame um surdo de mudo ou mudinho, isso sim é ofensa. Eles não são mudos, eles só não escutam e por isso alguns não aprenderam a falar.

Até a próxima,pessoal!

Um comentário: