terça-feira, 7 de julho de 2015

Aos professores: "Meu aluno surdo escreve tudo errado"

Aparentemente essa é uma dúvida de muitos professores. E com a inclusão, muitos professores que nunca tiveram contato com a comunidade surda de repente recebem um aluno surdo em sua turma.

Darei uma explicação bem simples. Se alguém quiser saber mais, deixe um comentário que eu faço outro post.

A primeira língua do surdo é Libras. Isso influência a forma como ele aprende o português, e como ele escreve.
As línguas de sinais são visuais e espaciais, isso faz com que a estrutura da frase seja diferente. Logo, o aluno escreve desta forma. Em Libras a flexão de tempo é feita por meio do acréscimo do sinal "passado" ou "futuro". Então geralmente é difícil decorar todas as finalizações das conjugações. Em geral, um surdo não-oralizado vai escrever verbos no infinitivo. Lembre-se de quando você aprendeu a ler e escrever e como o suporte da audição te ajudou. Para o surdo são caracteres que ele tem que memorizar. Imagine como isso é difícil.
Se você não consegue entender o que o surdo escreveu, peça ajuda ao intérprete.

Muito importante: De acordo com a lei, professor, o aluno tem direito a uma avaliação respeitando suas diferenças linguísticas.

Decreto 5626 " VI - adotar mecanismos de avaliação coerentes com aprendizado de segunda língua, na correção das provas escritas, valorizando o aspecto semântico e reconhecendo a singularidade lingüística manifestada no aspecto formal da Língua Portuguesa;"

Não, você não está facilitando a vida do aluno por isso. Não, isso não é paternalismo! É proporcionar igualdade.  Aliás, justiça.
Reflita:


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